Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANY ABADE CAFÉ
DATA: 15/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Projeto Echo-Ufs, PPGEN, São Cristóvão
TÍTULO: CONTRUÇÃO DE ALGORITMO PARA DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE O MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde; Saúde Pública; Doença Crônica; Sistema Único de Saúde.; Tecnologia Educacional.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:
Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis representam um desafio crescente para o Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo modelos de atenção que promovam o cuidado integral e contínuo. O Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) propõe uma reorganização do cuidado centrada na pessoa, mas sua aplicação ainda está limitada e fragmentada. Objetivo: Construir um algoritmo metodológico que oriente, o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre o MACC. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica, de abordagem mista, desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu em uma revisão de escopo conduzida conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institut e registrada na plataforma Open Science Framework, com o objetivo de mapear evidências científicas sobre a aplicação do modelo no cenário nacional e internacional. A segunda etapa compreendeu a construção do algoritmo metodológico, representado graficamente e construído com base em fluxogramas elaborados segundo a norma ISSO 5807/1985, sistematizando etapas lógicas, técnicas e pedagógicas necessárias ao desenvolvimento e validação de um AVA. Resultados: A revisão identificou 542 estudos, dos quais 12 atenderam aos critérios de elegibilidade, revelando que o modelo é aplicado de forma teórica e pontual, sem consolidação prática nos serviços de saúde. A análise das evidências apontou a necessidade de instrumentos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam a disseminação do conhecimento sobre o modelo e a qualificação dos profissionais da saúde. Com base nesses achados, foi desenvolvido um algoritmo metodológico que organiza, de maneira visual e sequencial, o processo de criação de um AVA, voltado á educação continuada, fundamentado nos princípios do cuidado crônico e na integralidade da atenção. Conclusão: O estudo apresenta uma ferramenta metodológica inovadora e cientificamente embasada, que subsidia a criação de ambientes virtuais de aprendizagem voltados à capacitação de profissionais da saúde e ao fortalecimento das práticas de cuidado às condições crônicas na Atenção Primária, contribuindo para o avanço da tecnologia educacional e para a consolidação do cuidado integral no SUS.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1935503 - GLEBSON MOURA SILVA
Interno - 2928966 - SHIRLEY VERÔNICA MELO ALMEIDA LIMA
Interno - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO
Interno - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Externo ao Programa - 2465991 - SIMONE YURIKO KAMEO





