Ter, 16 de abril de 2019, 22:23

Conheça-nos!

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (PPGEN) é o primeiro e único programa do estado a oferecer o curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. O PPGEN teve início em 2013 e, desde sua criação, titulou cerca de 20 mestres, desses, dois estão cursando o doutorado. Atualmente, o Programa conta com 20 alunos regulares matriculados (2018). Há também uma vaga de bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes).

MISSÃO

O PPGEN tem como missão capacitar enfermeiros para processos de produção de conhecimento científico, bem como formar e aprimorar tais profissionais para o ensino superior, gerando transformações nas políticas e práticas assistenciais e gerenciais em saúde e em enfermagem. Tem como foco problemas atuais do cuidado e gestão em saúde que afetam o indivíduo, a família e a comunidade.

Para atender à sua missão, o PPGEN tem como objetivos:

• Formar e qualificar profissionais para o desenvolvimento de práticas de pesquisa investigativa e reflexiva no campo das ciências da saúde, em abordagens inovadoras e com impacto na realidade local, nacional e internacional;
  • Colaborar na formação de pessoal destinado a atuar no contexto do processo saúde-doença de indivíduos, famílias, grupos sociais e coletividade;
  • Estimular habilidades de comunicação e cooperação necessárias para atender as demandas de um cenário de saúde dinâmico e globalizado na promoção de políticas públicas e de recursos humanos em saúde e em enfermagem;
  • Fortalecer a pesquisa na área de Enfermagem no estado de Sergipe, incentivando os enfermeiros a buscarem aperfeiçoamento profissional.

PERFIL DO EGRESSO

As habilidades e competências científicas e profissionais que caracterizam o perfil esperado do egresso do curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe são:

• Acessar as fontes de conhecimento de forma sistematizada;
    • Delimitar problemas de pesquisa;
    • Identificar o estado da arte, as lacunas e tendências do conhecimento na área;
    • Analisar os métodos científicos e os aspectos éticos dos estudos;
    • Interpretar criticamente os desenhos e os resultados de pesquisa;
    • Elaborar planos de curso e planos de aula;
    • Orientar estudantes de graduação na iniciação científica e nos trabalhos de conclusão de curso.

CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

São necessários vinte e quatro (24) créditos, deste total, quinze (15) correspondem às disciplinas obrigatórias e nove (09) às disciplinas e atividades optativas.

DISCIPLINAS

• Metodologia da Investigação Científica
    • Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Ciência em Enfermagem
    • Políticas Públicas de Saúde e Gestão no Contexto do SUS
    • Referenciais Teórico-Metodológicos para a Práxis da Docência
    • Saúde e Qualidade de Vida
    • Epidemiologia em saúde
    • Elaboração de Artigo científico
    • Ética e Bioética na Saúde
    • Oficina de Pesquisa

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

• Qualificação
    • Estágio em Docência I e II
    • Dissertação

ATIVIDADES OPTATIVAS

• Apresentação de trabalho em congresso nacional coerente com as linhas de pesquisa do programa
    • Apresentação de trabalho em congresso internacional coerente com as linhas de pesquisa do programa
    • Seminário de Pesquisa I e II
    • Oficina de Pesquisa I e II

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ENFERMAGEM, CUIDADO E SAÚDE

Fundamentos teóricos/filosóficos do cuidar em enfermagem e saúde, com vistas à otimização da assistência. Modelos e tecnologias para a gestão do cuidado. Políticas públicas no contexto do SUS nos diversos grupos populacionais.

GESTÃO E CUIDADO NO CONTEXTO DO SUS E AS POLÍTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

Pesquisas direcionadas a gestão e ao cuidado de enfermagem prestado a indivíduos nos grupos sociais, na dimensão do campo do saber e práticas da saúde nos diferentes níveis de atenção individual e coletiva. Entende a saúde como um fenômeno social, de interesse público, no qual não deve existir indissociabiliadade entre a clínica, a epidemiologia e as ciências humanas e sociais. Investigar os processos de gestão em saúde e enfermagem, direcionados ao atendimento das necessidades de saúde de grupos populacionais para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

MODELOS TEÓRICOS E AS TECNOLOGIAS NA ENFERMAGEM PARA O CUIDADO DO INDÍVIDUO E GRUPOS SOCIAIS

Estudos sobre os fundamentos filosóficos, teorias e conceitos, que orientam as diferentes dimensões do cuidar em enfermagem; o desenvolvimento e utilização de métodos, processos e tecnologias para a implementação do cuidado de enfermagem no processo saúde/doença no ciclo vital, em âmbito individual e coletivo.

COORDENAÇÃO DO PPGEN

EDUESLEY SANTANA SANTOS

+55 (79)3194-6399/3194-7144eduesley.santos@gmail.com
    Vice-Coordenador
    ALLAN DANTAS DOS SANTOS+55(79) 3194-6399/7144allanufs@hotmail.com

Horário de funcionamento:
    De segunda a sexta-feira das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs.

Horário de atendimento ao público:
    De segunda a sexta-feira das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs.

FONE - +55 79 3194-6399

E-mail - ppgenhu2013@gmail.com